O fortalecimento da autonomia
O fortalecimento da autonomia
Com milhares de horas dedicadas ao Coaching, Helena Anjos lançou, este ano, a sua própria marca. Como empresária, a nossa entrevistada refere que a marca Helena Anjos Coach é a sua homenagem a todas as potencialidades do Coaching. A força de renascer, o rigor e a inovação são as suas premissas. No momento que pergunta aos seus clientes “o que gostaria de trabalhar hoje que lhe possa trazer valor?” inicia a jornada com o outro, em busca do verdadeiro autoconhecimento.
Da Psicologia para o Coaching. Como foi esta transição?
Há 40 anos que, em consultório privado, os meus pacientes me procuram para falar dos amores e das dores. Que ousam revisitar o passado para se apaziguarem ou se encontrarem. É um trabalho poderoso, um caminho feito com ‘sangue, suor e lágrimas’ e sorrisos.
Em 1999 fui presenteada com o convite para criar um projeto de Coaching Interno nos CTT. Fiquei muito entusiasmada com a possibilidade de continuar a acompanhar pessoas que queriam trabalhar dúvidas, dores, angústias, pessoas com vontade de se reinventarem, equipas sem norte que aprenderam a conversar e a criar projetos alinhados com a estratégia da empresa. Criei uma equipa de Coaches credenciados e os resultados foram extraordinários! Na realidade, abracei o Coaching sem desinvestir da Psicologia.
É possível viver com estas duas profissões quando se tem a maturidade emocional que nos permite “separar as águas”. Sim, continuo a investir nas duas Artes, Psicoterapia e Coaching, consciente das fronteiras que as separam, apesar dos pontos de contacto – Pessoas, Mudança, Bem-Estar.
O Coaching só é uma oferta ao Mundo se formos Coaches profissionais e se desenharmos cada processo de acordo com as necessidades do cliente. Cada sessão é uma travessia no decurso da qual eu caminho por cada frase, cada emoção, cada pergunta, utilizando as competências core da ICF, a minha intuição, o meu entusiasmo, paixão e curiosidade.
Tenho um espírito irrequieto! O saber é um alimento muito nutritivo. Invisto, com frequência, em formação certificada que contribui para o meu desenvolvimento como Coach Profissional.
Coaching Supervision, Mentor Coaching, Team & Group Coaching, Points of You, NVC, MBSR, Clown são exemplos de cursos que fiz e com os quais fiz aprendizagens poderosas.
Porque os finais são felizes para quem é guerreiro.
Com uma experiência de mais de 11.000 horas de prática de Coaching. O que a levou a fundar a marca Helena Anjos Coach?
Esta é a marca que simboliza a minha jornada de pesquisa, investimento e paixão pela Ciência e Arte do Coaching. É um convite à autonomia, à vontade de mudar, à beleza e força de renascer. É o símbolo de um caminho que se percorre na busca de uma visão com contornos. Esta marca é a minha homenagem a tudo aquilo que o Coaching oferece. O rigor e a inovação são o meu Norte. Desenho projetos ajustados a cada realidade, vividos com um saudável entusiasmo.
Foi presidente da International Coach Federation, uma organização com mais de 32.000 membros a nível mundial. Quais os maiores desafios?
Ser Presidente da ICF Portugal foi uma experiência grandiosa. Os desafios passaram por elevar o Coaching em Portugal para níveis profissionais de excelência, aumentar o número de membros e envolvê-los na vida de um Chapter inclusivo. Fazer eventos, workshops, conferências e tertúlias com temas desafiantes e contribuir para um mercado mais exigente e informado. E dar os primeiros passos para a regulação da profissão.
Desenvolver o espírito de liderança requer trabalho contínuo e autoconhecimento. O que a motiva no Coaching?
Motiva-me ver pessoas a conseguirem atingir resultados extraordinários com o mínimo de energia e saber que o Coaching, praticado por profissionais maduros e conscientes, que utilizam nas sessões uma elevada dose de intuição e paixão, contribui para trazer à superfície o potencial silenciado que existe em cada um de nós.
Este ano, o Dia Internacional da Mulher tem como tema “eu sou a geração igualdade”. Revê-se nesta geração que luta pela igualdade? Porquê?
Tive um pai que sempre nos ensinou que homens e mulheres são iguais nos direitos e liberdade. E essa frase pautou a minha jornada de vida.
Que mensagem gostaria de deixar às mulheres que também ambicionam a progressão da carreira?
Invistam em saberes sólidos. Sejam assertivas e humildes. Tenham sentido de humor e cultivem a unicidade. Confiem na intuição. Sejam criativas e pensem que os Adamastores são frágeis. O poder está na coerência.