Ter foco e o bem-estar
Ter foco, quando insistimos em ser multitask, é uma oferta! A nossa autoconsciência é estimulada e, com facilidade, ficamos preparados para ir mais longe, não ficando presos ao objetivo imediato, percebendo as conexões entre o que se diz e o que se faz. Quando estamos mais focados permitimo-nos ter um tempo para as atividades que habitualmente íamos adiando, como ler livros, ouvir música, desfrutar da companhia da família e amigos e ganharmos um enorme respeito por nós. Este respeito também decorre do facto de nos sentirmos mais livres e mais completos como seres humanos. E sem a culpabilidade que invade quem adia a vida.
Ter foco, quando somos líderes e profissionais de excelência, faz toda a diferença nos resultados obtidos e na diminuição do cansaço decorrente da dispersão. Como se a nossa lista de to do estivesse maioritariamente resolvida. E numa página em branco já podemos escrever os compromissos para amanhã, dos quais destacamos a tão adiada “conversa com a minha equipa para saber como estão”. Ter foco é um eficaz aliado da libertação dos sentires e sentidos.
Neste mundo VUCA, querer ter foco é dar voz à nossa liberdade de escolha. Ficamos mais robustos e emocionalmente mais maduros. Só há espaço para o win-win. É um ato de inteligência, que se mistura com a suave brisa das novas possibilidades de celebrar bem-estar, sucessos, cumplicidades e soluções para o que parecia impossível. Com foco reaprendemos a sonhar.
Recentemente permiti-me viver um momento de liberdade. Esta emoção, que ganhou contornos de construção, aconteceu quando, em parceria com um colega maduro, sábio e focado, estivemos em presença e escuta ativa com um grupo muito criativo.
Aconteceu o estabelecimento de confiança, e a boa disposição e capacidade de inovar marcaram presença. Na realidade, somos nós que escolhemos construir momentos de trabalho extraordinários. Porque estamos atentos aos sinais e aos pedidos. Porque estamos atentos aos olhares e à corporalidade.
E, assim, acrescentei à minha história de vida, mais um dia de aprendizagens poderosas. O foco foi uma delas e resultou na nossa satisfação por termos sido eficazes, por termos dado voz às vozes.
As folhas de outono, belíssimas, criaram a moldura deste dia.