O fim de um ciclo é o princípio de um outro ciclo…
O fim de um ciclo é o princípio de um outro ciclo…
Uma mensagem de despedida terá sempre as vivências de quem a escreve e as opiniões de quem a lê.
Tem memórias boas, tem memórias turbulentas.
Fazer trabalho voluntário é um ato de paixão. Uma paixão que vive da capacidade de “estar ao serviço do outro” e que também se alimenta dos feedbacks de quem o recebe.
No decurso do meu mandato como Presidente (janeiro 2017 a junho 2018) e depois da experiência de dois anos como Vice-Presidente, tive o privilégio de poder contribuir para a vida e crescimento do Chapter de inúmeras maneiras e continuei a entusiasmar-me com cada conquista, e foram muitas.
Aumentamos o número de membros e atingimos graus de retenção que nos colocaram em evidência entre os Chapters europeus.
Deixamos o Chapter com uma situação financeira muito confortável.
Foram criados Comités, cada um deles coordenado por um elemento da Direção e com a colaboração de equipas de voluntários.
Estes Comités concretizaram um conjunto de realizações, das quais destaco:
Apoio aos Membros
Comunicações
Eventos
Todos os eventos, que tiveram uma afluência e conteúdos muitos expressivos, atribuíram aos participantes CCE, na sua maioria em Core Competencies, a saber: International Coaching Week 2017, International Coaching Week 2018, Conferência Anual ICF Portugal 2017, Tertúlia mensal “O Coach também tem dúvidas” e Workshops mensais sobre temas pertinentes para a profissão.
No âmbito do projeto de regulamentação da profissão de Coach, destaco ainda a entrega na Assembleia da República de um dossier, onde consta uma Pronúncia sobre a Proposta de Lei n.º 34/XIII – Regulamentação dos atos profissionais (atos de saúde), com o propósito de a atividade de Coaching não ser confundida com os atos dos psicólogos.
Agradeço a cada membro da Direção, que, no seu ritmo e no seu tempo, fez a sua obra.
Quero deixar mais uma vez um agradecimento ao valioso trabalho desenvolvido pelos voluntários, que generosamente fizeram com que todas as atividades fossem uma realidade, bem como a todos os membros que de alguma forma contribuíram para a vida do Chapter.
A todos os que estiveram por perto, aos que contribuíram para a excelência do Coaching, aos que ajudaram a colocar Portugal no mapa do Coaching, aos meus mestres, à ICF Global que me escutou atentamente e me deu a mão sempre que sugeri uma nova prática | projeto, o meu imenso OBRIGADA!
Ser Presidente do Chapter da ICF Portugal foi uma aprendizagem muito valiosa. Daqui levo a certeza de que o meu olhar sobre alguns conceitos como a confiança, o empenho ou a generosidade ficaram mais maduros.
O tema poderia ser o Desapego, o Luto, o Orgulho, o Adeus…mas sinto que a #Gratidão aos companheiros de trapézio e o amor ao #Coaching são mais completos.
E a agora a minha viagem terá outros destinos, igualmente intensos!